Os cursos de Difusão de Conhecimento, levados pela Fundação Perseu Abramo para várias capitais e cidades do país tem nova rodada de aulas no mês de maio. A militância de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão poderá participar dos cursos programados fazendo a inscrição aqui.

O curso, que já esteve no Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, é destinado a todos e todas as filiadas petistas. O objetivo é oferecer aos filiados do PT de todo o país um espaço para troca de experiências sobre gestão e políticas públicas e contribuir para a difusão do conhecimento acumulado pela Fundação Perseu Abramo.

Os cursos vão discutir os “Projetos para o Brasil”, série elaborada pela FPA com estudos e pesquisas analíticas sobre “problemas” brasileiros, e também avaliarão dezoito temas do projeto “Ideias para o Brasil”, que compõem a o núcleo central dos temas tratados no Curso.

Para este ano, há 20 cidades-polo selecionadas para atenderem à formação de um total de 4.000 pessoas, a partir das inscrições a serem feitas pelo portal da FPA. A participação no curso não exige nível de ensino prévio, apenas o acesso à banda larga de internet por pelo menos uma hora por dia em qualquer localidade do Brasil e disponibilidade para um encontro a ser realizada em cidades-polo do país.

Em todo curso é necessário que haja o primeiro encontro presencial para a abertura, apresentação do programa e demonstração da plataforma. Depois, serão três meses de curso à distância até a realização de uma prova final para que a Fundação Perseu Abramo possa emitir um certificado de conclusão.

Desta forma, a FPA constitui uma rede nacional de troca de experiências e conhecimentos através da plataforma Blogoosfero (http://blogooesfero.cc), capaz de disponibilizar todas as informações sobre a história do Brasil, do PT e suas experiências de gestão que podem ajudar a fortalecer a luta por uma sociedade mais justa.

Para Luis Vitagliano, coordenador do Curso, “o mesmo não irá se preocupar em focar exclusivamente em trabalhar a Gestão Pública e o Gestor. Vamos tratar de ação política, planejamento, gestão de projetos públicos em um universo maior. Como fazer uma gestão pública e participativa de um movimento social? Como planejar um movimento político? Como se preparar e ser governo? mas também como planejar o papel de oposição?”

Em 2015 estão previstas novas vagas e um módulo avançado deste mesmo curso, para aqueles que concluiram e receberam o certificado do módulo básico. Ao todo, somados, serão 250 horas de estudos somados os dois módulos – sendo 20 horas presenciais e 230 horas a distância.

Veja datas previstas do curso de Difusão do Conhecimento
6 de maio – São Paulo (SP)
10 de maio – Salvador (BA)
14 de maio – Volta Redonda (RJ)
17 de maio – São Luis (MA)
18 de maio – Açailândia (MA)

Programa do curso está dividido em 5 núcleos temáticos
1. Introdução à Política e ao Governo
2. Metodologia de Análise e Planejamento
3. Governos Pós-Neoliberais: desafios e oportunidades
4. Projetos para o Brasil e contribuições da Fundação Perseu Abramo para o debate nacional
5. Intelectuais e formação da Cultura Brasileira: Sérgio Buarque, Caio Prado, Florestan Fernandes e Celso Furtado para entender o Brasil.